Importância da consulta de exame e diagnóstico na Odontologia

O sucesso de qualquer tratamento odontológico começa no correto diagnóstico. Para que isso aconteça, é importante que o Dentista tenha todas as ferramentas necessárias. Ou seja, uma consulta odontológica adequada, com anamnese (conversa sobre a saúde, incômodos e expectativas do paciente), exame clínico minucioso, avaliação de exames complementares (radiografias específicas para cada situação, exames de sangue, etc.), fotografias intra e extraorais, moldagens ou escaneamentos das arcadas.

Com tudo isso em mãos, o Cirurgião-Dentista poderá traçar um plano de tratamento completo para resolver as queixas do paciente, bem como explicar alterações existentes e que muitas vezes a pessoa não tem o conhecimento. A Odontologia atual está voltada para a prevenção e atua com mínimas intervenções. Por isso, dedicar um bom tempo para essas consultas de diagnóstico é tão importante!

Infelizmente, estabeleceu-se uma cultura no Brasil de consultas odontológicas gratuitas. Mas isso está cada dia mais em desuso, pois ficou evidente a impossibilidade de propor uma Odontologia eficiente nessa condição. Eu sempre ressalto para os meus pacientes que o sucesso e a rapidez do tratamento dependem de um planejamento eficiente. E este só é possível com uma excelente consulta de diagnóstico.

Além disso, consulta e orçamento grátis ferem o código de ética odontológico, pois de acordo com a Lei nº 5.081/66 que regulamenta o exercício da Odontologia, não é permitida a prestação de serviço gratuito em consultório particular (Art. 7º).

Se você deseja viver uma experiência Odontológica diferenciada e personalizada para as suas necessidades, valorize o Dentista que dedica um bom tempo estudando seu caso e planejando com a dedicação que você merece.

Conte comigo,

Com carinho, Juliana Fernandes

Deixe um comentário

Fechar Menu