Trauma Dental

Os traumas dentários normalmente são decorrentes de quedas, brigas, acidentes esportivos/automobilísticos e de maus tratos. Os indivíduos do gênero masculino e em idade escolar são os mais acometidos.

Os dentes que mais sofrem são os incisivos centrais e laterais, isso em ambas as dentições.

Consideram-se lesões traumáticas dentárias desde uma simples fratura em esmalte até a perda definitiva do dente. Na maioria dos casos, os traumas nos dentes são eventos causados por acidentes no cotidiano, envolvendo situações passíveis de prevenção. Nesta perspectiva, a ideia é promover um ambiente seguro para crianças, adolescentes e idosos, visto que são os grupos etários mais acometidos por esses agravos.

Por falta de conhecimento, geralmente o primeiro atendimento ocorre em prontos-socorros, clínicas médicas e postos de saúde, o que pode acarretar um mau prognóstico do trauma. O ideal é que o primeiro atendimento seja realizado de forma imediata por um cirurgião-dentista e, nesse atendimento, seja realizado um exame clínico e radiográfico do paciente traumatizado para determinar o diagnóstico inicial, a gravidade da lesão e o plano de tratamento. É de suma importância salientar que o sucesso do tratamento está diretamente relacionado com a rapidez e a eficiência dos primeiros socorros do paciente .

Um tipo de trauma dentário é a avulsão, em que ocorre a perda total do dente. Caso esse tipo de acidente aconteça, não podemos perder a calma, visto que se o paciente for atendido rapidamente, as chances de sucesso do tratamento são maiores. Então, preste atenção: o elemento dental deve ser armazenado imediatamente em leite gelado para melhor conservação dos ligamentos. Também podem ser usados o soro fisiológico e a saliva. Se reimplantado em menos de 60 minutos, o prognóstico é favorável; porém, se houver demora ou se o dente for mantido seco ou em soluções não indicadas, o prognóstico é desfavorável, levando à perda permanente. Não se deve tentar limpar o dente e nem tocar em sua raiz, coloque-o dentro de um recipiente com qualquer um desses líquidos e vá direto procurar seu dentista.

Um traumatismo dentário  pode acarretar em consequências como a alteração de cor, mobilidade, alteração na arcada dentária, sintomatologia dolorosa, sensibilidade, reabsorções radiculares ou ósseas, necrose e perda do elemento dental, gerando dificuldades de convívio social. Desse modo, qualquer tipo de injúria dentária deve ser avaliada por um profissional habilitado, pois nem sempre o trauma causa uma fratura imediata no dente, porém as consequências do impacto podem aparecer após alguns anos.

Este conteúdo foi escrito pela Dra. Isabel Carvalho. Especialista em Endodontia da Clínica Juliana Fernandes. 

Deixe um comentário

Fechar Menu